Voltar

Centro Histórico das Irmãs Franciscanas participa da 19ª Semana Nacional dos Museus

Ação é uma parceria com a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais da cidade de São Leopoldo e contempla também o Memorial e Museu de Ciências Naturais do Colégio São José.

 Realizada de 17 a 23 de maio de 2021, a 19ª Semana Nacional dos Museus promove atividades no Brasil inteiro e reflete sobre “o futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), o Centro Histórico das Irmãs Franciscanas integra a programação da cidade de São Leopoldo. Ao todo são cinco ações virtuais: de 17 a 20 são divulgadas quatro exposições realizadas pelo Centro e que contam a história da Congregação na Holanda, a vinda das missionárias para o Brasil, os primeiros anos no país e o desenvolvimento do trabalho na área da educação. Além disso, na sexta-feira (21 de maio) será lançado o vídeo Uma história em construção: 150 anos de presença e compromisso. Elaborado em parceria com o Colégio São José, o vídeo destaca a comemoração dos 150 anos da chegada das primeiras Irmãs missionárias ao Brasil e apresenta os três espaços de memória das franciscanas em São Leopoldo.

Através de uma visitação guiada pelo Centro Histórico, por exemplo, é possível conhecer os objetos que fizeram parte da história das Irmãs e comunidades e a linha do tempo dos diversos estabelecimentos fundados ao longo dos anos. No Memorial do Colégio São José, o visitador-internauta pode ver alguns objetos que relembram o contexto escolar em diferentes períodos e no Museu de Ciências Naturais, reinaugurado em 2018, encontra a mostra permanente de animais dispostos nos biomas brasileiros, além da exibição das rochas e outros elementos da crosta terrestre.

Todos esses vídeos estão disponíveis nas páginas oficiais das Irmãs Franciscanas (@IRMASFRANCISCANAS) e da Secult, no Facebook. Além disso, o material pode ser encontrado no canal oficial do Youtube, clicando neste link: https://www.youtube.com/channel/UC9ZDEGGds_x_TV8ynMxUzGg/featured

A programação da Semana Nacional dos Museus vai até o próximo domingo, 23 de maio, encerrando-se com a live “Museu do Rio: novos projetos”.

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Comments are closed.

Voltar