Voltar

Desafios e Esperanças na Comunidade do Bom Conselho

A Comunidade Nossa Senhora do Bom Conselho, começou o ano 2020 com novos desafios e esperança. Do dia 10 ao dia 14 de fevereiro aconteceu a Jornada Pedagógica dos Professores do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. As Irmãs da Comunidade, sempre muito envolvidas com a Missão do Colégio, participaram da abertura da Jornada no dia 10, conduzida pela Direção. Nas Boas Vindas, desejaram um feliz e abençoado Ano Letivo. Este que marca a História de 115 anos de vida e missão do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Ainda nesse dia, foram apresentados os professores novos, que integram a equipe, e a Comunidade das Irmãs. Logo após, aconteceu a espiritualidade, dinamizada pelo Professor Diego Farias, responsável pela Pastoral da Educação do Colégio. Neste momento o enfoque dado foi a Campanha da Fraternidade 2020 , que tem como tema: “Fraternidade: Dom e Compromisso” e o Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou” (Lc 10,33-34)

A seguir, aliado ao Projeto do Colégio de 2020: Cultura do Encontro e da Proximidade: Cuidado da vida, Ir.  Nelsí Hoffelder fez uma breve fala . Ela destacou a Declaração do XXXI Capítulo Geral, o Tema e o Lema do XXI Capítulo Provincial – que acontecerá em agosto – e o compromisso que surgiu do último encontro do GLD (Irmãs e Leigos) em 2019,  onde foi refletido o tema “Sustentabilidade espiritual e o sentido de pertença carismática e missionária” (a partir do livro “São Francisco e a Alegria de Viver o Evangelho”, de Michel Hubaut). Em Unidade, com a Congregação e a Província, ficou o desafio e o comprometimento de estarmos interligados na causa comum do Carisma de São Francisco de Assis e Madre Madalena Damen, no Cuidado da Vida.

RELAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS UM NOVO ÂNIMO

O dia 11 de fevereiro foi um dia muito especial para a Comunidade das Irmãs e os educadores, dentro da Jornada.   Partimos às 7h40min rumo à Quinta da Estância, em Viamão. Lá, tivemos um dia de estudo, reflexão, convivência, num ambiente maravilhoso, em sintonia com a natureza.

Participamos também de diversas atividades e dinâmicas a partir da temática: Relações Socioemocionais, orientadas por profissionais da Quinta da Estância.  O retorno foi às 18 horas, com novo ânimo, entusiasmo e comprometimento.

RETIRO MENSAL:

“A MISERICÓRDIA É A VERDADEIRA FACE DO AMOR”

Outro ponto significativo e forte do início deste ano, em nossa Comunidade foi o Retiro mensal que fizemos no dia 29 de fevereiro. Dia silencioso, longe de compromissos do cotidiano, com o ambiente bem preparado e acolhedor, a Comunidade se encontrou no início da manhã, em oração de abertura e a recitação da Liturgia das Horas- Oração da Manhã.

O texto preparado e enviado pela equipe do XXI Capítulo Provincial com o tema: “Viu,  Sentiu compaixão, aproximou-se e cuidou…” aprofundado individualmente, contribuiu muito para a oração pessoal e comunitária. A culminância foi o momento da partilha, onde assumimos o compromisso, em especial para o tempo da Quaresma. Em nossa reflexão a palavra MISERICÓRDIA assume um enfoque novo, forte e atual na vida em comunidade e missão, lembrando que: “A misericórdia, diante de uma vida humana em situação de necessidade é a verdadeira face do amor” (Papa Francisco).

 A conclusão do Retiro aconteceu com a oração da Liturgia das Horas- Oração da Tarde – Vésperas do 1º Domingo da Quaresma.

Texto da Com. Nsa. Sra. do Bom Conselho

 

 

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Comments are closed.

Voltar