Voltar

Um tempo novo na vida da Igreja no Xingu

No dia 06 de novembro de 2019, o Papa Francisco elevou a Prelazia do Xingu à Diocese e   as paróquias do Alto Xingu formaram uma nova Prelazia. Esta notícia foi recebida pelos fiéis da Prelazia do Xingu com muita alegria e festa. A partir daquela data, começaram os preparativos para o grande dia, em que a Prelazia seria elevada à Diocese, dando posse ao Primeiro Bispo Diocesano, Dom João Muniz Alves OFM.

No dia 1º de fevereiro de 2020, em Altamira, Pará, a Igreja Católica do Xingu vivenciou este momento histórico.  O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, fez cumprir o anseio do Papa Francisco: elevação da Prelazia à Diocese do Xingu Altamira. Esta oficialização deu-se em meio à celebração da missa, que reuniu mais de duas mil pessoas, vindas de todas as direções e distâncias, ao Centro de Eventos de Altamira.

Na chegada à Altamira, que se deu na sexta-feira, 31 de janeiro de 2020, Dom Giovanni destacou o papel efetivo e afetivo de sua função e disse: “Minha presença aqui é também uma presença afetiva, que visa externar o carinho do Santo Padre, o Papa Francisco, por este povo e venho trazendo sua bênção e estima”. Disse esta frase em sua chegada, diante das autoridades que o acolheram no aeroporto e repetiu, no outro dia, a mesma afirmação para o povo, na missa festiva. Toda assembleia reunida acolheu este abraço e esta saudação com uma calorosa salva de palmas.

A cerimônia contou com a presença de autoridades eclesiásticas, civis e militares. A Igreja local, em grande número, se fez presente. Bispos do Regional Norte II, Padres, religiosas e religiosos, seminaristas, diáconos… As comunidades e Paróquias se organizaram em caravanas e vieram, em peso, para participar desta bonita festa. As Paróquias de Altamira prepararam-se para esse evento, cuidando de toda logística, acolhida e organização para este grande momento. Foi um marco histórico. Agradecemos aos padres e bispos do Preciosíssimo Sangue por cuidar dessa Igreja Particular durante mais de oitenta anos. Um especial agradecimento a Dom Erwin Krautler, que com seu testemunho de luta, doação, coragem, em muito contribuiu e contribui na evangelização do povo de Deus no Xingu.

A celebração Eucarística foi muito animada e solene. Dom Giovanni deixou seu recado aos fiéis, como também a Dom João. Aos fiéis disse: “Amem seu Bispo”! E ao Bispo: “Ame seus fiéis”!”. Na breve fala do nosso primeiro Bispo Diocesano, Dom João Muniz Alves, ficou nitidamente expresso o seu desejo de caminhar junto com irmãos e irmãs, num diálogo franco e aberto entre Igreja – enquanto instituição que preserva a Fé e a identidade cultural do seu povo – bem como, com as autoridades constituídas, na busca do bem comum a serviço de todos. Assim expressou: “vamos caminhar juntos e juntas num estreito diálogo”.

Após a celebração, foi oferecido um almoço especial para todos os presentes e ninguém foi esquecido.

Que a Virgem de Nazaré, Padroeira da Diocese, abençoe todo nosso povo, juntamente com o primeiro Bispo Diocesano da nossa querida Diocese do Xingu, neste chão sagrado da Amazônia.

Pelas Irmãs da Área Provincial do Pará,

Texto de Ir. Reinilda  P.de Oliveira

 

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Comments are closed.

Voltar