Atualidades

Ano Vocacional Missionário: seguir Jesus Cristo e servir ao Deus Bom e Providente

Ano Vocacional Missionário: seguir Jesus Cristo e servir ao Deus Bom e Providente

O Ano Vocacional Missionário foi lançado no dia 02 de abril deste ano – durante a Celebração dos 150 anos de presença das Irmãs Franciscanas no Brasil. Com coragem e ousadia, Irmãs e leigos/as da Província foram “chamados/as à missão de rezar, despertar, promover e discernir as diversas vocações – Laical, Matrimonial, Vida Religiosa Consagrada, Sacerdotal – em nossas comunidades, estabelecimentos e paróquias, possibilitando aos jovens um acompanhamento integral que os torne conscientes do seu chamado e missão na Igreja e no mundo.

Reconhecendo que a vocação é um presente que o próprio Deus nos dá, o Ano Vocacional Missionário traz o convite: Seguir Jesus Cristo e servir juntos/as ao Deus Bom e Providente. A partir da iluminação bíblica “Vem e Segue-me” (Mt 19,21), atividades de animação vocacional devem ser oportunizadas nas diferentes frentes de missão da Província, até abril de 2023 – quando acontece o encerramento do Ano Vocacional Missionário.

Dessa forma, algumas ações foram realizadas pelas Irmãs no Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Pará. Confira as vivências em cada região:

 

Vem e segue-me: vivendo o Ano Vocacional em São Leopoldo/RS 

por Irmã Inga Neumann

Em São Leopoldo, o propósito é marcar presença, neste tempo, em todas as paróquias da cidade, pois de alguma forma a nossa história e presença estão entrelaçadas com a história destas paróquias. Em março, aproveitando a ocasião da celebração dos 150 anos de presença no Brasil, todos os párocos foram visitados e receberam, além do convite para o dia 02 de abril, informações sobre a realização do Ano Vocacional Missionário.

Até o momento, realizamos atividades com grupos específicos e/ou participamos de Celebrações Eucarísticas em 5 paróquias. Quero destacar a participação nas Celebrações Eucarísticas nas Paróquias São José de Anchieta e Santo Inácio, nos dois primeiros finais de semana de setembro. Na Paróquia São José de Anchieta teve expressiva participação e envolvimento das Irmãs das comunidades de São Leopoldo. Foram visitadas a Igreja Matriz e três capelas. A alegria e a acolhida do pároco e das pessoas nas comunidades foi surpreendente. Mais uma vez, sentimos como Deus nos surpreende com sua bondade e generosidade. Nós fomos com a missão de levar uma mensagem vocacional e ser presença franciscana, contudo, retornamos para as nossas comunidades com o coração repleto de gratidão e esperança.

Irmãs em animação vocacional na Paróquia Santo Inácio, em São Leopoldo.

No segundo final de semana, um grupo de Irmãs participou das missas na Paróquia Santo Inácio e na capela Cristo Operário, esta, localizada na Vila Brás. Foi momento de fazermos memória da presença missionária de nossas Irmãs na formação desta comunidade nos anos 80, bem como da organização do bairro – presença esta reconhecida e lembrada pelas pessoas que conviveram com as Irmãs. Como é bom e agradável nos alegrarmos com o bem realizado por nossas Irmãs em outros tempos, e ver que as sementes plantadas nasceram e estão produzindo bons frutos! Assim surgiu o compromisso de visitar também a capela São Francisco, local onde nossas Irmãs moraram por vários anos.

Agradecemos ao Bom Deus esta oportunidade de conhecer comunidades localizadas em bairros vizinhos, estreitar laços, fazer novas amizades, renovar o espírito missionário e, de modo especial, intensificar a nossa prece pedindo: Senhor, enviai operárias para a vossa Messe!

 

As vocações (re) constroem a Igreja

Irmãs da Comunidade Marta e Maria (São Leopoldo/RS)

Nós, da Comunidade Marta e Maria, no mês de agosto, realizamos uma peregrinação vocacional missionária, por 8 comunidades da Paróquia São João Batista, no Arroio da Manteiga – periferia de São Leopoldo. Celebramos em cada comunidade, conforme a programação do fim de semana, propondo a reflexão do Mês Vocacional da CNBB e do Ano Vocacional Missionário da Província.

Destacou-se, ao longo das celebrações da Palavra e aprofundadas após o Evangelho, duas experiências vocacionais: Maria Madalena, anunciadora da Ressurreição – “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18); e São Francisco de Assis que, ao sentir o chamado “Francisco, vai e reconstrói a minha igreja”, responde, em seu tempo, e, pela vivência fraterna, assume o compromisso com o Evangelho.

A partir dessas duas experiências do amor de Deus, que nos reúne como Igreja – povo de Deus, propomos a pergunta: “Como nós, hoje, podemos e queremos ajudar a reconstruir nossas comunidades de base?” Todas as pessoas presentes, desde crianças até as mais idosas, foram convidadas a desenhar ou escrever em um papel suas respostas e colar em um cartaz, que foi sendo preenchido, à medida que fomos passando nas comunidades.

Ainda na dinâmica do Ano Vocacional Missionário, promoveu-se um encontro com três turmas de catequese, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em que pudemos refletir e conversar sobre o chamado: “Vem e segue-me”, feito ao jovem da Bíblia e a cada um/uma. Entendemos que a vivência alegre e confiante da vocação cria cultura vocacional e incentiva as/aos jovens a buscarem um sentido mais profundo para suas vidas.

No final de cada celebração e do encontro, rezamos a Oração Vocacional, pedindo a graça de (re)assumirmos nosso compromisso comunitário, reanimando-nos mutuamente e ressignificando nossa resposta, nas diferentes vocações às quais somos chamadas/os.

Com muita gratidão, queremos deixar registrada a participação de nossas Irmãs das comunidades do Complexo Franciscano São José e de Porto Alegre. Elas, além da presença, deixaram nas comunidades mensagens de fé e de confiança na bondade de Deus. Seguimos juntas servindo ao Bom Deus!

 

Ano Vocacional Missionário em Pirapozinho/SP

Irmãs da Comunidade Mãe Aparecida

Nós, da Comunidade Mãe Aparecida, cientes da missão a nós confiada aqui em Pirapozinho, assumimos, em comunidade, rever o chamado de Deus que continua nos interpelando e nos envia para testemunhar e anunciar a Boa Notícia do Reino, nesse tempo.

Ir. Cândida Maria Pacheco, que atende a espiritualidade em várias pastorais, desenvolveu um lindo trabalho de reflexão, espiritualidade e memória dos 150 anos de presença das Irmãs Franciscanas no Brasil, enfatizando o chamado a partir do batismo e a necessidade de dar resposta como missionário/a do Reino, nesse mundo de tantos desafios. Trabalhou com turmas de catequese, com a Infância Missionária, com grupos de casais, com a Pastoral Familiar, com as catequistas e com a juventude. Nesses grupos, refletiu e rezou o nosso carisma, lembrando a missão das Irmãs em terras brasileiras.

Ir. Éria Schaefer (esquerda) e Ir. Aparecida Vieira (direita) em animação vocacional na Rádio Novo Milênio, em Pirapozinho.

Também participamos da programação do Mês Vocacional na Paróquia, visitando e refletindo o tema da vocação em 15 turmas de catequese, na Comunidade São Francisco e na Matriz. A equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV), sob a orientação de Ir. Aparecida de Fátima Vieira, organizou e assumiu a reflexão vocacional na Rádio Novo Milênio, aos sábados, falando de cada vocação e levando testemunhos vocacionais, nas celebrações e missas, em várias comunidades.  Pela Pastoral da Família, na Hora da Família, Ir. Cândida refletiu na Rádio, o tema de uma das Bem-Aventuranças. Ainda, sob a coordenação do SAV, uma vez ao mês, acontece o Terço Vocacional nas capelas.

Em todos esses momentos, seja em grupos ou na Rádio, deixamos nosso apelo vocacional do carisma de Madre Madalena aos jovens e às famílias, enfatizando que Deus continua chamando e que é preciso escutar a voz do Senhor. Em sintonia e em oração com todas as nossas Irmãs, digamos como Madre Madalena: “Vivamos como verdadeiras filhas de São Francisco e Deus proverá!”

 

A vivência do Ano Vocacional em Feira de Santana/BA

por Irmã Cecilia Hammes

O clima celebrativo dos 150 anos de missão no Brasil inspirou várias ações, pequenas e bonitas, para vivenciar também o Ano Vocacional Missionário. A vela, com o logotipo do Ano Vocacional, ocupa lugar especial em nossa casa, como sinal que nos lembra diariamente o tempo de graça que estamos vivenciando. Todos os dias também rezamos a oração feita especialmente para este ano. Esta oração foi muito bem acolhida pelas pessoas com as quais trabalhamos, é uma oração diferente e bem atual para o nosso tempo.

Entrega da vela às comunidades e estabelecimentos no lançamento do Ano Vocacional Missionário.

Para animar e rezar a beleza da vocação e o grande amor de Deus que nos chama para participar da sua missão, Ir. Ignês elaborou uma cartilha com 5 encontros, a partir da carta do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações: 1. Todos são chamados a ser protagonistas da missão; 2. Chamados a ser guardiões uns dos outros e da criação; 3. Chamados a acolher o olhar de Deus; 4. Chamados a responder ao olhar de Deus; e 5. Convocados para construir um mundo fraterno.

Esta cartilha foi trabalhada, durante o mês de agosto, pelas comunidades de nossa Paróquia, algumas pastorais e grupos de famílias. Assim, a carta do Papa, tão rica, chegou ao conhecimento de mais pessoas.

Há, ainda, um esforço para nos aproximarmos mais dos jovens. Ir. Rita participou de um dia de encontro vocacional, promovido pela Pastoral Familiar da Paróquia, e também de outros dois encontros promovidos pela Arquidiocese.

Estas e outras tantas pequenas ações nos envolveram com este projeto da nossa Província, que ainda não terminou e que nos encaminha para o Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que acontecerá de novembro de 2022 a novembro de 2023!

 

Encontro Vocacional em Carinhanha/BA

por Irmã  Inês Maria Fell

No dia 27 de agosto, realizou-se um Encontro Vocacional na Paróquia São José de Carinhanha, na Bahia. Esta atividade foi programada em sintonia com o Ano Vocacional Missionário.

O encontro aconteceu no Centro de Formação Padre Josimo e foi organizado pela Comissão da Catequese, juntamente com a Irmã Inês Maria Fell – que faz parte da Comissão. Foram convidados os jovens catequizandos da Crisma e demais jovens das comunidades. O tema do mês vocacional 2022 “Cristo Vive! Somos testemunhas” e o lema “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18) motivaram a atividade.

Inicialmente, se trabalhou as quatro vocações e, em seguida, realizou-se um trabalho, em cinco grupos, em que os jovens receberam um texto da Bíblia, sobre o chamado. Eles precisaram ler a passagem bíblica e preparar uma apresentação para todo o grupo. Todos os grupos apresentaram muito bem e com seriedade.

Estavam presentes 58 pessoas: Irmãs, padre, catequistas, coordenadores das comunidades, crianças e um bom número de jovens. Todos ficaram muito animados, pois, após um grande tempo, não havia acontecido um encontro assim.

Por tudo dai graças ao Senhor!

 

Ano Vocacional em Altamira/PA

por Irmã Reinilda Pereira de Oliveira

Com alegria, nós da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, compartilhamos algumas das ações que vivenciamos neste Ano Vocacional Missionário.

Em maio, fizemos a abertura do Ano Vocacional Missionário, com a participação do povo com o qual convivemos, em nossa Área Pastoral Santa Ana. A missa foi celebrada na Comunidade São Francisco, sob a presidência do Padre Hortêncio Matias. Na ocasião, explicamos o motivo pelo qual estamos celebrando este ano vocacional.

Em agosto, celebramos o Mês Vocacional com o terço vocacional em família e rezamos nossa oração vocacional nas celebrações. No terceiro domingo de agosto,  tivemos um dia muito especial, em que nos reunimos novamente com o povo das nossas comunidades, para celebrar o Dia da Vida Consagrada. Nós, Irmãs, tivemos a oportunidade de dar um testemunho vocacional e falar da nossa alegria em viver a vida religiosa consagrada. Na oportunidade, distribuímos nosso material vocacional e nos alegramos numa simples confraternização com o povo das nossas comunidades.

Ainda no mês de agosto, nossa comunidade participou da Jornada Vocacional da Diocese do Xingu, que aconteceu na Catedral, em Altamira, conforme programação do Seminário Propedêutico. Neste evento, fomos convidadas a falar sobre a nossa vocação, vida e missão na Diocese do Xingu, e também incluímos uma breve fala sobre nosso Ano Vocacional Missionário.

Temos ainda agenda a cumprir dentro do ano vocacional: animação vocacional nas escolas, encontro vocacional para jovens, visitas às paróquias, entre outras ações.

Louvor e gratidão a Deus pela vida e vocação!

Compartilhe nas Redes

Whatsapp