Nossa Província é longeva e plena de sabedoria. Sabedoria não envelhece, então, somos uma Província jovem! Somos felizes e agradecidas pelos cuidados especiais e carinhosos dispensados às nossas amadas Irmãs idosas que, sonhando sonhos lindos, não sem dor, construíram sabiamente os nossos 150 anos.
É uma graça conviver com a sabedoria destas Irmãs. A sabedoria inteligente não envelhece; acompanha o processo de vida. Não perde seu aroma, seu vigor, seu colorido, seu humor, seu espírito de intimidade com um Deus sapiente, amoroso e MISERICORDIOSO.
No Centro Social Madre Madalena, na Vila Nossa Senhora do Brasil (Porto Alegre/RS), dispensamos, há muitos anos, cuidados para com pessoas idosas, quer na comunidade, quer em família. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para idosos, viabilizamos espaços de convivência e organização, promovendo a conquista dos seus direitos individuais e coletivos. Buscamos fortalecer as vivências entre elas, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares.
Atendemos pessoas com mais de 60 anos, em situação de vulnerabilidade social da Vila. Aproximadamente, 20 pessoas frequentam dois encontros semanais. Atendemos, na família, várias idosas, com visitas e levando a Santa Eucaristia para as que estão doentes.
Temos como meta, o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, respeitando a autonomia e a sociabilidade. Isso exige custos financeiros. Por isso, temos um Serviço em parceria com a FASC (Fundação de Assistência Social e Cidadania) de Porto Alegre, o qual nos garante o repasse de um determinado valor monetário.
Conseguimos, com ajuda de outros doadores, repassar uma cesta básica, desde o início da pandemia, para todas, complementado com o vale gás por dez meses, em parceria com a Petrobrás.
Para melhor qualificar a nossa missão com as idosas, constituímos uma equipe de atendimento específico: uma coordenadora psicopedagoga; um professor de educação física, especialista em longevidade; uma educadora de artesanato; uma educadora que trabalha a realidade do idoso em nossos dias: tecnologias e integração no grupo familiar e social; e Irmã Beltriz Gema Zanotelli faz orientação e apoio espiritual.
Nós, irmãs da Comunidade, também somos idosas. Somos gratas pela nossa sabedoria, saúde e alegria, em podermos realizar esta Missão!
Por Ir. Beltriz Gema Zanotelli