Congregação

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada no dia 10 de maio de 1835, por Madre Madalena Damen, na Holanda.

Madre Madalena nasceu em 19 de novembro de 1787, na Holanda. Recebeu o nome de batismo Catarina. Seus pais, Cornélio e Gertrudes Damen, eram camponeses e criaram a filha em uma pequena e modesta casa. Viveu entre o povo simples do interior que valorizava suas tradições e era fiel à fé católica. Desde cedo viu e experimentou a dura realidade de um povo explorado e oprimido. No seio familiar conheceu um Deus bom e providente e a Ele confiou sua vida. Este aprendizado foi a força de sua jornada: “Deus Proverá!”

Nessa confiança inabalável na Divina Providência, professou na Ordem Terceira Secular, em 1817. Em 1825, foi servir em Heythuysen, Holanda, primeiro trabalhando no cuidado às alfaias da Igreja e, posteriormente, atendendo às necessidades das crianças, jovens e doentes, como uma verdadeira filha de São Francisco. Por meio desta humilde serva, Deus inspira a realização de Sua Obra. Assim, junto com outras três companheiras, Madre Madalena funda a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, em 10 de maio de 1835.

O começo desta comunidade foi muito difícil. Eram muito pobres e trabalhavam muito para manterem vivas seu sonho. Tinham sempre a confiança no Deus Bom e Providente e, assim em pouco tempo outras companheiras se aproximaram e foram acolhidas com alegria e na certeza que Deus as enviara. Não se cansava de repetir: “Deus é bom, Deus é muito bom!”

Precisando, então, de um lugar maior para sua Congregação, Madre Madalena encontrou um casarão abandonado, que era conhecido como ‘Kreppel’. Logo disse: “Aqui está a casa que eu vi. E aqui vou ficar, porque é aqui que Deus me quer”. Muitos achavam a ideia absurda, pois elas não possuíam o valor suficiente para comprarem a casa. Madre Madalena, porém, respondia: ‘Deus proverá! A obra é Dele e não minha!’. E foi assim que, com ajuda das pessoas da região, conseguiram comprar a propriedade e estabeleceram sua missão.

Madre Madalena, que escolhera seu nome da fiel discípula de Jesus, faleceu em 07 de agosto de 1858, deixando seu testemunho de amor ao Projeto de Deus.

A missão por ela iniciada, no décimo ano de fundação espalhou-se para outros países e continentes, levando a mensagem de que a obra é de Deus e Deus cuidará.

Whatsapp