Atualidades

Encontros bíblicos na Comunidade Santa Marta

Queridas Irmãs, Paz e Bem!

Estamos em setembro, mês dedicado à Bíblia. Este ano, celebramos o Jubileu de Ouro da instituição deste mês como Mês da Bíblia no calendário da ICAR. O texto que a Igreja nos propõe para o estudo e aprofundamento é o da Carta de São Paulo aos Gálatas. Como iluminação, traz a perícope “Pois todos/as vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

Venho, então, partilhar, em nome da nossa comunidade, a experiência de estudar e refletir a Palavra de Deus com o povo da Santa Marta, através de uma prática bem conhecida que são os círculos bíblicos do CEBI.

Iniciamos no dia 4 e programamos as tardes de sábados de setembro, para, na capela da Comunidade Santa Marta, refletirmos com os irmãos e irmãs.

O primeiro encontro contou com a presença de um grupo de vinte pessoas, incluindo as/os catequizandas/os. Algumas tarefas foram distribuídas e Ir. Delcy conduziu o momento.

Iniciamos com o canto “Toda Bíblia é comunicação, de um Deus amor, de um Deus irmão…”, acolhendo a Palavra de Deus que fala pela Bíblia e pela vida. Fez-se a recordação da vida e da caminhada de Fé, que para a maioria dos presentes iniciou na experiência comunitária no ambiente rural.

A contextualização histórica, relacionando o tempo em que Paulo escreve a carta com o nosso tempo, ficou sob a responsabilidade de uma das líderes comunitárias, a sra. Dilce.

A dinâmica se deu através de perguntas e palavras-chave, que foram formando um quebra-cabeça. Estabeleceu-se, dessa forma, um diálogo com Paulo, buscando entender os conflitos e as dificuldades para seu trabalho pastoral e como superá-los para viver, em comunidade, a liberdade recebida de Cristo através da cruz. Em sua sabedoria, Paulo afirma que não escreve por inspiração adquirida por força humana, mas pela experiência com Jesus. Seu testemunho e espírito missionário adverte a todo cristão, toda cristã, sobre o perigo de deixar-se aprisionar por doutrinas sem sentido. Paulo, ao chamar a atenção da comunidade da Galácia, também nos chama a assumir uma Fé comunitária madura, que supere as diferenças e os conflitos, pois Cristo destruiu a inimizade por graça e isso exige de nós compromisso com o Evangelho e não com rituais vazios.

Refletir sobre a Bíblia na vida nos indica caminhos e luzes para melhor caminhar. Momentos como esse, de aprofundamento e partilha com a comunidade, fortalecem e animam a missão. E, por isso, seguimos com coragem e força, pois é Cristo que vive em nós, na certeza de que somos chamadas a viver pela fé em Cristo Jesus e não pelo regime da lei. Nosso grande desafio é testemunhar o Evangelho de Cristo Jesus e sua proposta de amor e liberdade.

Pela Comunidade Marta e Maria,

Ir. Glenda Sábio Garcia

Compartilhe nas Redes

Whatsapp