A Experiência Assis, organizada pela Conferência Família Franciscana do Brasil, é uma oportunidade para o aprofundamento, em um encontro intensivo, na Espiritualidade Franciscana, tendo a oportunidade de conhecer os lugares onde viveram São Francisco e Santa Clara de Assis.
A edição de 2022 contou com a participação das Irmãs Ana Maria Konzen e Marlise Strehl, enviadas por nossa Província. Durante o período de 25 de abril até o inícios de junho, as Irmãs puderam vivenciar momentos de convivência, estudo das Fontes Franciscanas e Clareanas, oração e contemplação, em um roteiro que iniciou em São Paulo, seguindo para a Itália, passando pelos lugares de referência para a família franciscana.
Em partilha com as Irmãs da Província, na edição do Sintonizando de Junho/Julho de 2022, as Irmãs relataram os pontos fortes e aprendizados desta Experiência. Destacamos alguns pontos:
Nosso grupo, de 26 pessoas com os 3 coordenadores, foi organizado em fraternidades para as equipes de partilha e liturgia. Tivemos vários momentos fortes durante a experiência: reflexões com o Frei Celso Teixeira; renovação do Batismo; renovação de Votos; missas e um momento de oração em grupo diariamente; muitas visitas a lugares sagrados, Igrejas e grutas; audiência com o Papa Francisco… sobretudo, a experiência nos “caminhos” da vida de São Francisco e Santa Clara. “Experiência” é sobretudo vivenciar um tempo especial de retomada da caminhada de vida, vocação e o assumir diário de nossa vida, olhando para nossos grandes inspiradores. Colocar-se diante do mistério e deixar que o mistério fale conosco. Tempo para olhar para dentro de si e para ao redor de si. Tempo de vencer-se e ver no outro o mistério de Deus. Tempo de confiar na graça de Deus, no cuidado de Deus!
Depois da Experiência Assis, tivemos a graça de passar alguns dias com nossas Irmãs, em nosso Generalato. Isto o fizemos com Ir. Helena Biesdorf e Ir. Lourdes Geneci Rodrigues, da Província do Imaculada Coração de Maria (Santa Maria – RS), que também participaram da Experiência Assis. Também viajamos para a Holanda, onde tivemos um tempo de convivência com nossas Irmãs de Heythuysen, bem como, visitamos os espaços sagrados de nossa Congregação: a casa paterna de Madre Madalena, o Museu, o Túmulo de Madre Madalena e Cemitério, e a cidade de Heythysen. Ir. Vera Lúcia Konzen nos acompanhou – obrigada por tudo!
Quero expressar a minha gratidão por este tempo de graça na minha vida.
Irmã Marlise Strehl
Queridas Irmãs, falar de uma experiência, e ainda mais da Experiência Assis, é um pouco difícil. Em primeiro lugar, essa edição da Experiência é especial, pois vinha sendo preparada desde 2019. Não saiu em 2020, visto que o mundo todo foi assolado pela Pandemia da COVID19, inclusive fora transferida por três vezes. (…)
Quando São Francisco se retirava para as fendas das rochas isoladas nos bosques ou altas montanhas, nunca foi sozinho. Sempre ia com mais dois ou três frades. Estes Frades também tinham as suas grutas dentro das rochas para rezar, meditar e encontrar-se consigo mesmos. É impressionante ver essas fendas ou grutas afastadas de tudo, e passar ali de 1 a 4 meses, dormindo em cima de pedras, tendo travesseiros de pedras e, creio, que comida também muito parca. Comentávamos entre nós: Seríamos capazes de fazer isto? Aguentaríamos?
A fidelidade e a lealdade de São Francisco ao seu grande Mestre Jesus Cristo mantiveram firmes o propósito de sua vida. E, em quase todos estes lugares, havia uma capelinha dedicada a Santa Maria Madalena, porque, naquela época, Maria Madalena era venerada como a penitente e em busca da conversão constante. Cremos que temos fundamentos para compreender a nossa querida Fundadora.
E a nossa gratidão, viva e pulsante no coração é a Deus, em primeiro lugar, por termos tido essa graça de participar da Experiência Assis. E, dirigindo a Deus, nossa gratidão se estende a todas as pessoas que permitiram e colaboraram para que isso fosse possível.
Deus seja louvado para sempre!
Irmã Ana Maria Konzen