Desde 1828, viviam colonos alemães no Rio Grande do Sul. Em 1859, padres jesuítas estabeleceram-se em São Leopoldo e assumiram a assistência religiosa junto aos imigrantes. Um deles, Pe. Guilherme Feldhaus, dirigiu, em 1868, uma solicitação à Superiora da Congregação, Madre Aloísia Lenders, pedindo algumas Irmãs. No começo bastariam duas que se dedicassem à educação da juventude feminina. Entretanto, Madre Aloísia, rejeitou a proposta, pois seria um número insuficiente para formar uma comunidade religiosa. Entrementes, começava a imperar o “Kulturkampf” na Alemanha e as leis decretadas por Bismarck restringiam as atividades das religiosas nas escolas. Diante dessa realidade, Madre Aloísia reconsiderou o apelo vindo além-mar. Através de uma carta, consultou as Irmãs. Só voluntárias seriam enviadas, na certeza de que elas levariam consigo, por vocação, as disposições exigidas. Ofereceram-se dezenas e seis foram escolhidas: Irmã Ana Moeller (36 anos), Irmã Teresia Cremer (33 anos), Irmã Maria Lichtenberg (37 anos), Irmã Florencia Hemsel (25 anos), Irmã Alvina Ferbers (24 anos) e Irmã Ludgera Hellwig (24 anos).
Assim, em 9 de fevereiro de 1872 – quarta-feira de Cinzas – partiram de Kapellen, na Alemanha, acompanhadas pela Superiora Geral. Foram até Marselha, na França, onde embarcaram no navio Poitou, rumo ao Brasil. A viagem decorreu bem até o Rio de Janeiro, onde fizeram baldeação para o navio Calderon. No trajeto entre o Rio e Porto Alegre, o leme da embarcação quebrou e, diante da falta de água potável e da eminente escassez de alimentos, um grande medo apoderou-se de todos. Se houvesse uma tempestade, as ondas do mar tragariam o navio. Mas, eis que em 19 de março – dia de São José – apareceu um navio vindo da Argentina, que rebocou o Calderon de volta ao Rio de Janeiro. Felizes pela graça alcançada, prometeram as Irmãs dar ao patrocínio de São José a primeira escola que haveriam de fundar no Brasil.
Seguiram, então, viagem a bordo do Camões até Rio Grande e, de lá, no Dom Pedro II ancoraram em Porto Alegre no dia 31 de março, dia de Páscoa. Como o destino era São Leopoldo, iniciaram um novo percurso e, em 2 de abril de 1872, foram recebidas por numeroso grupo às margens do Rio do Sinos.
O início da nova missão foi realmente pobre. As Irmãs fundadoras acomodaram-se em um pequeno casebre de peças minúsculas, onde, já em 5 de abril de 1872, receberam 23 alunas para o primeiro dia de aula do Colégio São José. Não havendo as salas necessárias, as aulas do jardim de infância eram dadas ao ar livre, à sombra de uma laranjeira. Contudo, com muito trabalho, oração e sacrifício, a obra foi se ampliando. Já no segundo ano do Colégio, contavam com o número de 120 educandas. Também foram convidadas a fundar uma comunidade em Santa Cruz do Sul, onde estabeleceram-se a partir de 1874. Estava lançada a semente, que germinou e não deixou de crescer e dar frutos.
Assim, iniciaram a missão na Educação, estendendo-a para a Saúde e a Assistência Social. Hoje, atuam no campo da Educação, da Saúde, da Acolhida e Hospedagem, da Formação e Espiritualidade e em Projetos Sociais.
Av. Mauá, 980 Anexo A – Sede Bairro São José
93040-024 São Leopoldo, RS
Av. Mauá, 980 – Bairro São José
93040-024 São Leopoldo, RS
O Colégio São José foi fundado no dia 05 de abril de 1872 e é mantido pela Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã – AEFRAN-PCC. É o primeiro Colégio da Congregação no Brasil e oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. É colégio centenário, a serviço da educação por várias gerações e destaca-se pelo ambiente fraterno e clima franciscano que perpassam as relações, tornando-se um espaço de educação humanizadora, que valoriza a Vida.
Visão: Ser referência em educação, construindo conhecimentos significativos por meio de práticas inovadoras, atenta aos cenários contemporâneos, fundamentada nos Princípios Franciscanos.
Missão: Assegurar a qualidade no processo ensino aprendizado, aprimorando a formação da vontade e do coração, na construção da cidadania. Foco: Conhecimento e Humanização.
Endereço: Av. Mauá, 980, Bairro São José, São Leopoldo
Telefone: (51) 3592 1575
E-mail: colegio@saojosesl.com.br
Visite o site: www.saojosesl.com.br
Av. Mauá, 980 “B” – Bairro São José
93040-024 São Leopoldo, RS
O Lar Santa Elisabeth, fundado em 1° de maio de 1903, é mantido pela Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã – ASIRFRA-PCC. É uma Instituição de Longa Permanência no Atendimento a Idosos, possuindo amplo espaço para recreação, jardins internos para passeio e um ambiente de segurança e bem estar.
As Irmãs, juntamente com os médicos e funcionários, acolhem todas as pessoas, desenvolvendo atividades no cuidado com a vida, prestando serviços humanizados, voltados para a saúde física, mental e emocional, para que a vida, a dignidade e o respeito sejam garantido.
Visão: Ser referência na grande POA e Vale dos Sinos, como casa lar que promove o atendimento integral do ser humano, visando à defesa da vida, conforme o espírito de São Francisco de Assis e de Madre Madalena Damen.
Missão: Oferecer um atendimento integral aos idosos, fortalecendo os vínculos familiares, com qualidade e garantia dos direitos, sendo presença de solidariedade e de esperança.
Endereço: Av. Mauá, 980 B, São Leopoldo
Telefones: (51) 3589 5700; 3590 1737
E-mail: secretaria@larsantaelisabeth.com.br
Visite o site: www.larsantaelisabeth.com.br
Av. Mauá, 980 “A” – Bairro São José
93040-024 São Leopoldo, RS
O Pensionato São José foi fundado em 15 de abril de 1974, tendo sido desmembrado do Colégio São José, que foi a primeira missão em terras brasileiras. Em 2015 e 2016, o Pensionato passou por uma grande reforma, tornando-se lugar de hospedagem, espiritualidade, eventos, retiros e encontros.
O Pensionato São José é mantido pela Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã – ASIRFRA-PCC.
Endereço: Aven. Mauá, 980 “A” – Bairro São José / 93040-024 – São Leopoldo, RS
Telefones: (51) 3592-1676 / 3589-8434 / 999599850 / 980285582
E-mail: direcao@pensionatosaojose.com.br
Av. Mauá, 980 “A” – Bairro São José
93040-024 São Leopoldo, RS
Rua São José, 568 – Bairro São José
93040-000 São Leopoldo, RS
Rua Onze, 430 – Bairro Arroio da Manteiga
São Leopoldo, RS
Rua André Puente, 185 – Bairro Independência
90035-150 Porto Alegre, RS
O Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho foi fundado em 21 de junho de 1905 e é mantido pela Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã – AEFRAN-PCC. Oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O ambiente acolhedor e o clima franciscano que perpassam as relações tornam o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho um espaço de educação humanizadora, que valoriza a Vida.
O Colégio Bom Conselho, carinhosamente assim chamado, conta com uma história centenária de serviço na educação.
Missão: Formar cidadãos competentes e humanizados, à luz da Educação Franciscana.
Visão: Ser reconhecido pela excelência acadêmica.
Valores: Acolhida – Comprometimento – Cuidado –Pertença – Inovação
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, n° 996, Porto Alegre.
Telefone: (51) 3311 0522 E-mail: cbc@bomconselho.com.br
Visite o site: www.bomconselho.com.br
Rua N.ª Sr.ª do Brasil, 204 – Bairro Santa Teresa
90850-510 Porto Alegre, RS
Rua Ana Nery, 1285 – Bairro Rio Branco
92200-250 Canoas, RS
O Colégio da Imaculada foi fundado em 26 de maio de 1957 e é mantido pela Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã – AEFRAN-PC. Oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O ambiente cordial e o clima franciscano que perpassam as relações tornam o Colégio da Imaculada um espaço de educação humanizadora, que valoriza o cuidado com a Vida e a vivência da Paz e do Bem.
Visão: ser referência na construção do conhecimento a partir de valores
Missão: Construir o conhecimento a partir dos princípios evangélico-franciscanos tendo em vista um ser humano consciente e ativo na construção de um mundo melhor, onde a paz e o bem possam ser vivências possíveis no cotidiano.
Foco: Educar para a PAZ e BEM.
Endereço: Rua Ana Neri, 1285, Bairro Rio Branco /Canoas.
Telefone: (51) 3466 7536 E-mail: sec@colegiodaimaculada.com.br
Visite o site: www.colegiodaimaculada.com.br
Rua José de Alencar, 575 – Bairro Rio Branco
92200-250 Canoas, RS
Rua Pedro Álvares Cabral, 944
Bairro Parque Residencial São Pedro
94852-430 Alvorada, RS
O Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos, em Alvorada/RS, é mantido pela Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã – AEFRAN-PCC e dá continuidade à missão desenvolvida por mais de 80 anos na Pia Instituição Pedro Chaves Barcelos, em Porto Alegre/RS.
As atividades em Alvorada iniciaram em 25 de julho de 2005. Hoje são atendidas no Centro Franciscano, aproximadamente, cem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de 06 a 16 anos, no turno inverso ao da escola.
Visa a oferecer atividades lúdicas, oportunizando um ambiente saudável que promova o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, através de oficinas de dança, música, esporte, informática, audiovisual, artesanato e auxílio pedagógico. O Centro Franciscano assegura espaços de convivência grupal, comunitária e social, desenvolvendo relações afetivas, solidárias e de respeito mútuo.
Visão: Ser referência no atendimento a crianças e adolescentes no cuidado da vida, na promoção da paz, da esperança e da cidadania.
Missão: Acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando seu desenvolvimento integral, no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, sendo presença humanizadora e solidária.
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, 944 – Bairro Residencial São Pedro – Alvorada
Telefone: (51) 3443 9369 E-mail: contato@centrofranciscano.com.br
Visite o site: www.centrofranciscano.com.br
Rua Geraldo Pereira, 455 – Bairro Alto do Bronze
95880-000 Estrela, RS
Rua Irmã Agnesia Braun, 179 – Cx. P. 145
Bairro Alto da Bronze
95880-000 Estrela, RS
Estrada Geral Novo Paraíso, 1455 / 95880-000
Estrela, RS – Cx. Postal: 53
Rua Getúlio Vargas, 2541
95595-000 Cidreira, RS
Rua Gustavo Jorge Dettenborn, 167 – Centro
96685-000 Passo do Sobrado, RS
Rua Joaquim Divino Pantarotto, 250 – Centro
19200-000 Pirapozinho, SP
Rua Barão do Rio Branco, 88
46445-000 Carinhanha, BA
Rodovia Magalhães Barata, n.º 2372 – Sítio Irmão Sol
Loteamento Santa Ana, Bairro Liberdade