Atualidades

Irmãs do Conselho Geral realizam Visitação a Província do Sagrado Coração de Jesus

Irmãs do Conselho Geral realizam Visitação a Província do Sagrado Coração de Jesus

Durante o mês de março e abril, a Ministra Geral, Ir. Rita Ann Cammack e a Conselheira Geral, Ir. Vera Lúcia Konzen estiveram no Brasil e realizaram a Visitação Geral em nossa Província.

 “Todas… no coração de Deus” foi a mensagem trazida pelo Conselho Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã às Irmãs brasileiras, durante o tempo de Visitação Geral no Brasil. Imbuídas do espírito missionário, nos meses de março e abril, as Irmãs Rita Ann Cammack (Ministra Geral), Vera Lúcia Konzen, Dirce Limberger, Isabella Uran e Pacyfika Leman (Conselheiras Gerais) estiveram no Brasil e visitaram as Províncias do Sagrado Coração de Jesus (São Leopoldo) e do Imaculado Coração de Maria (Santa Maria).

Testemunhando a ternura do Pai, meditaram, em cada comunidade, os sinais da presença do amor de Deus ao longo da história e na vocação de cada coirmã. Para Ir. Rita Ann Cammack, Ministra Geral, foi uma oportunidade maravilhosa, “pois cada irmã carrega essa dádiva, cada irmã carrega essa mensagem, a mensagem do Evangelho (…) e assim foi na Bahia, Pará, São Paulo ou no Rio Grande do Sul. Em todos esses lugares em que as irmãs estão presentes, você pode falar da dádiva que elas são para as pessoas que elas servem e das muitas formas que elas servem… nossos encontros foram uma dádiva para o coração”, destacou Ir. Rita.

Celebração do aniversário de Ir. Vera Lúcia Konzen, no dia 22 de abril de 2022.

Ir. Vera Lúcia Konzen, Conselheira Geral, também destacou a vivência junto às comunidades. Lembrou da recepção de cada irmã. “Foi maravilhoso viver este tempo de acolhida de todas as irmãs, de acolhida carinhosa e festiva, alegre e confiante de tantos colaboradores que assumem junto com as irmãs a missão. (…) Aquilo que alimenta a coragem de continuarmos a missão é esta chama do amor de Deus em nosso coração. Cada um de nós carrega essa chama no coração, porque todos nós estamos no coração de Deus e Deus não deixa nenhum coração sem estar aquecido, sem estar encorajado, sem estar cheio de luz”, salientou Ir. Vera.

 

No amor de Deus: três batidas de coração

As Irmãs do Conselho Geral refletiram e rezaram junto as suas coirmãs sobre o amor de Deus e os testemunhos de São Francisco de Assis, Santa Clara e Madre Madalena Damen, em cada comunidade da Província.

No coração de São Francisco encontramos a acolhida a toda criatura: homens e mulheres, animais de todas as espécies, terra, água, ar… toda a criação de Deus é contemplada à luz da vida testemunhal deste Santo. São Francisco amava e era amado pela sua alegria, a sua dedicação generosa, o seu coração universal.

Na batida do coração de Madre Madalena, lembramos a esperança que toda testemunha do amor de Deus deve carregar. Quando a vida é difícil, quando há desafios, podemos lembrar as respostas de Madalena Damen: sua fé permaneceu forte no sofrimento. Ela recebia sua força na confiança em um Deus Bom¸ um Deus que provê, que cuida. Assim, no tempo presente – em contexto de pandemia e conflitos mundiais – é preciso manter firme a esperança nesse Deus de um amor que cuida, que gera esperança.

Oração na acolhida de Ir. Rita – Irmãs receberam uma vela, rodeada de corações com o nome de cada comunidade da Província.

Também no “coração de Santa Clara”, lembra-se a decisão de cada pessoa que encontra no Evangelho o caminho para o seguimento. “O coração de Clara estava batendo dentro das paredes de São Damião… mas o amor não é limitado pelo espaço, nem pelo tempo”, assim, também o testemunho de Santa Clara irradia pelo mundo e nos chama a sempre voltar o olhar para “o ponto de partida”, a comunidade, a Província, a Congregação, os irmãos e irmãs que conosco caminham.

 

Conselho Geral esteve presente nas celebrações dos 150 anos.

Também vivendo a experiência do amor de Deus, as Irmãs do Conselho Geral tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades em celebração aos 150 anos de presença da Congregação no Brasil.

De forma especial, estiveram em São Leopoldo, no dia 02 de abril, para participarem da Assembleia Celebrativa – que reuniu irmãs e representantes das diferentes frentes de missão.

Para a Conselheira Geral Ir. Pacyfika Leman, foi um dia memorável: “foi uma grande surpresa para mim, porque isto não estava no plano original, mas foi uma grande graça. Aprecio o grande trabalho feito para preparar este dia com todos os detalhes, lembrando a história da chegada das irmãs, os lugares de ministério das irmãs no passado e agora. (…) Eu continuo com grande alegria e gratidão a Deus e às irmãs por este dia de celebração do Jubileu”, destacou.

 

No dia 02 de abril, celebrou-se 150 anos da missão no Brasil.

 

Despedida do Brasil e agradecimentos

As Irmãs Rita, Pacyfika e Vera Lúcia retornaram na última terça-feira, 26 de abril, a Roma – onde está localizada a sede da Congregação. Ali seguem os trabalhos do Conselho Geral e organizam as próximas visitações às demais Províncias, espalhadas pelo mundo inteiro.

No coração de cada irmã brasileira, permanece a alegria do encontro e a gratidão pela visita. “Enraizadas no Evangelho”, seguem como “mensageiras de Paz e Esperança”, trabalhando nas diversas frentes, espalhando e cultivando a semente do amor de Deus.

Gratidão ao Conselho Geral pela Visitação! Nas palavras de Madre Madalena, ressoa o agradecimento: “Que bom que você veio! Vamos juntas servir ao Bom Deus”. E, assim, permanece a expectativa de que a despedida possa ser também um “até logo” às Irmãs Rita, Vera Lúcia, Dirce, Isabella e Pacyfika!

 

Assista a entrevista com as Irmãs do Conselho Geral, disponível em nosso canal no Youtube:

 

Compartilhe nas Redes

Whatsapp