Atualidades

Exposições no Museu do Rio e no Museu Visconde contam a História da Missão das Irmãs Franciscanas em São Leopoldo

Exposições no Museu do Rio e no Museu Visconde contam a História da Missão das Irmãs Franciscanas em São Leopoldo

Mostras podem ser visitadas até maio e fazem parte dos 150 anos de presença das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã em São Leopoldo.

 

Há 150 anos, as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã iniciaram sua obra missionária em São Leopoldo. Com a fundação do Colégio São José, entre classes e livros, promoviam o ensino de diferentes gerações leopoldenses e viam a boa semente dando muitos frutos. Não tardou muito para perceberem também as outras necessidades da população local. Assim, foram ampliando o trabalho nas áreas da educação, saúde, assistência religiosa e social, dedicando-se nos estabelecimentos e indo ao encontro dos irmãos e irmãs na periferia da cidade.

Além do Colégio São José, fundaram a Casa de Saúde Santa Elisabeth – hoje Lar Santa Elisabeth – e estabeleceram o Pensionato São José e o Monte Alverne. Foram as primeiras a prestarem serviço no recém inaugurado Hospital Centenário e, mais tarde, também deram assistência ao Lar São Francisco. Organizaram, ainda, comunidades junto ao bairro São José e nas Vilas Santos Dummont, Brás e, recentemente, Santa Marta.

Quantas não são as pessoas que, ao conviverem com as Irmãs Franciscanas, trazem recordações de seu tempo de aluno ou funcionário em alguma instituição por elas administrada. A presença na cidade de São Leopoldo – e nas diversas cidades do país – é marca do compromisso franciscano de testemunhar a Paz e o Bem. Em reconhecimento ao trabalho desempenhado, duas exposições foram organizadas neste mês e seguem até maio.

No Museu do Rio (R. da Praia, 52, Rio dos Sinos), traz objetos e documentos do acervo do Centro Histórico da Província do Sagrado Coração de Jesus e conta a trajetória das Irmãs Franciscanas na cidade de São Leopoldo. A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 07 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 15h. Para acessar o Museu do Rio é necessário o uso de máscara e apresentação do passaporte vacinal.

A estagiária de museologia, que trabalha no Museu do Rio e é uma das responsáveis pela organização da mostra, Ana Julia Rocha destacou que “a trajetória das Irmãs está ligada diretamente ao Museu do Rio. O Museu busca ser um espaço de comprometimento com as narrativas diversas que atravessaram e ainda atravessam o Rio dos Sinos, sabendo que foi nesse local o ponto inicial da trajetória da Congregação na cidade de São Leopoldo”, afirmou.

Já no Museu Visconde de São Leopoldo (Av. Dom João Becker, 491, Centro) a exposição “150 anos do Colégio São José” traz aspectos da história do Colégio. Além do acervo do Museu Visconde, também foram disponibilizados objetos e documentos do Memorial do Colégio São José para compor a exibição. O diretor do Museu Visconde Cássio Tagliari destacou a importância da iniciativa:

“A história do Colégio São José confunde-se com a própria história de São Leopoldo e da região. As irmãs missionárias, com todo o zelo e abnegação, vieram da Alemanha para suporte físico e espiritual às populações imigrantes. Desde 1872, milhares de pessoas pelos bancos e corredores do Colégio São José, gerando forte vínculo afetivo entre a instituição e a cidade. Homenagear os 150 anos de atividades do colégio – e por extensão das irmãs franciscanas – é mais uma das formas de reforçarmos o senso de pertença trazendo à luz boas lembranças (ancestrais para muitos) de um educandário que ainda hoje nos é motivo de orgulho”, declarou Cássio.

A exposição no Museu Visconde é aberta a comunidade até o dia 09 de maio, de terça a sábado, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. Entrada gratuita.

Exposição no Museu Visconde conta a história do Colégio São José.

Objetos e documentos do acervo do Museu e do Memorial do Colégio São José compõem a mostra.

O Colégio São José completou 150 anos de fundação, no dia 05 de abril de 2022.

Outras informações sobre as vivências e comemorações dos 150 anos das Irmãs Franciscanas podem ser conferidas em nossas atualidades e também nas redes sociais da Província.

Compartilhe nas Redes

Whatsapp