Atualidades

Irmãs Franciscanas e Colégio São José são homenageados na Câmara Municipal

Sessão em Homenagem aos 150 anos das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil e da fundação do Colégio São José foi realizada em São Leopoldo.

Em Sessão Solene Especial realizada nesta segunda-feira, 04 de abril, a Câmara de Vereadores Municipal prestou homenagem às Irmãs Franciscanas e ao Colégio São José. A cerimônia foi promovida pelo Ver. Gabriel Dias (CID), que agradeceu pela contribuição e trabalho das Irmãs e do Colégio nos 150 anos de atuação em prol da cidade de São Leopoldo.

A solenidade iniciou com a fala de Ir. Mônica de Azevedo, Ministra Provincial, que destacou a história da chegada das primeiras seis Irmãs Franciscanas no Brasil, em 1872. Ela falou também da atuação das religiosas na cidade: “Queremos hoje também lembrar as 212 Irmãs vindas da Europa nos primeiros 50 anos para servir com amor ao povo deste chão de São Leopoldo. Além do Colégio São José, as Irmãs Franciscanas realizam sua missão com o povo leopoldense no serviço de cuidado e acolhida de idosos no Lar Santa Elisabeth; no serviço de hospedagem, eventos e retiros no Pensionato São José; e também na presença solidária e pastoral junto à Vila Santa Marta”, disse. Ela lembrou ainda das diferentes entidades atendidas pelas Irmãs Franciscanas ao longo dos anos, como “no Hospital Centenário, no Lar São Francisco, na Creche Medianeira do Círculo Operário Leopoldense, na Vila Brás, no Bairro Campina e no Convento Monte Alverne”, completou.

Após, representantes do Colégio São José fizeram uso da tribuna e salientaram a contribuição deste espaço educativo em suas vidas.

A diretora Fabiane Nascimento von Esenwein e a vice diretora Ir. Leda Inês Rabuske do Colégio São José agradeceram a comunidade educativa e, juntas, partilharam os valores e princípios do Colégio, em sua missão de educar e incentivar as novas gerações, atendo as mudanças e inovações de cada tempo.

Rose Karnal lembrou do tempo de aluna e professora do Colégio São José.

A ex-aluna e ex-professora do Colégio São José, Rose Karnal, lembrou da contribuição o colégio em sua vida educativa: “Eu estive nos 100 anos do Colégio São José e agora estou nos 150… Entrei nessa escola aos 4 anos de idade e permaneci 56 anos nela, contando o tempo de estudo e o tempo de trabalho – praticamente uma vida”, falou. Em seu discurso, ressaltou as diversas marcas que o Colégio deixou em sua trajetória. “A última marca, entre tantas que a escola me deixou: esperança deve ser uma bandeira singular, dinâmica, pois se ela estiver viva, pulsante dentro de nós, dificilmente desistiremos de lutar e de autenticar nossos sonhos”, concluiu.

Também destacaram a contribuição do São José em suas vidas e de suas famílias, a mãe de um aluno, Lisiani Aparecida Moraes da Rosa, e a funcionária, Michele Dias. As duas, emocionadas, partilharam a feliz escolha do São José como espaço de crescimento pessoal e profissional. Lisiani mencionou a felicidade de seu filho:

“quando ele entrou na escola e olhou para aquilo tudo… ele andou pela escola, ele foi pela pracinha e disse – ‘Mãe, isso aqui é muito legal’, para nós foi exatamente assim: é aqui que ele precisa estudar”, contou.

Ela destacou o lado humano do Colégio e a atuação durante a Pandemia do Coronavírus, que, segundo ela, “foi de excelência durante a pandemia e fez com muita agilidade todo o processo de ensino remoto, cuidando dos alunos, mesmo que através das telas. Respeitou todos os protocolos. Cuidou, realmente, do ser humano, de cada um”, salientou.

Michele Dias, funcionária há 23 anos no Colégio São José, lembrou de seu processo profissional e da oportunidade de crescimento encontrada no São José. “Durante todo esse tempo, pude aprender muito: com as Irmãs, com os colegas, com as famílias e com os alunos… sem dúvida, em cada função, pude vivenciar o cuidado, o comprometimento e a perseverança, porque, no São José, aprendemos a ter a certeza de um Deus que cuida”, disse.

O Vereador Gabriel Dias também fez uso da palavra e ressaltou a importância das Irmãs Franciscanas e do Colégio São José para a cidade de São Leopoldo. Segundo ele, “no momento de maior necessidade que nós vivemos, que foi a pandemia, novamente o São José e as Irmãs Franciscanas socorreram a cidade e isso mostra o comprometimento que vocês tem, não só, com a educação, mas com a cidade”.

No final da cerimônia, foi oportunizado aos presentes ouvir o hino do Colégio São José, apresentado por professores do Colégio. Em seguida, o Ver. Gabriel e a diretora Fabiane fizeram a entrega da comenda e de um ramalhete de flores às Irmãs Mônica e Leda, como agradecimento pelos serviços prestados à comunidade. Também recebeu um livro do Museu Visconde de São Leopoldo, a Ministra Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, Ir. Rita Ann Cammack – presente na sessão.

Recebimento da homenagem.

Irmãs são homenageadas.

Ir. Rita Ann Cammack, Ministra Geral, recebe livro sobre a cidade de São Leopoldo.

Comunidade josenense foi homenageada na Câmara Municipal.

 

Sessão Solene marcou a comemoração dos 150 anos.

Você pode conferir o vídeo completo da Sessão Solene Especial, transmitida pelo canal da TV Câmara de São Leopoldo:

 

 

Compartilhe nas Redes

Whatsapp